Monday, June 09, 2008

O Jeito Mórmon de Fazer Negócios


Muita correria e falta de tempo p/ postar no blog, mas acredito q dessa vez consigo fazer uma análise mais profunda de um dos meus trabalhos.

Escolhi o livro "O Jeito Mórmon de Fazer Negócios", de Jeff Benedict, p/ comentar. Nele, cuidei de todo miolo (e confesso q gostei muito do resultado) enquanto a Fernanda Guedes fez a arte da capa.

O volume fala do trabalho e dos valores de oito executivos americanos mórmons, e de como eles se tornaram profissionais bem-sucedidos.

Sendo um livro de negócios, ele teria q ter uma apresentação bem limpa. Resolvi trabalhar com um número bem reduzido de famílias tipográficas. Escolhi a "Garamond" para o texto e a fonte "Congo" (o nome é horrível mas é ótima de se trabalhar) p/ definir o título, o subtítulo, as citações, a numeração de páginas e os títulos correntes.

Com as fontes escolhidas, parti p/ definição dos elementos pré-textuais (todo o texto q aparece antes do conteúdo do livro propriamente dito, tipo: notas, agradecimentos ou introdução). O livro começa com uma nota de agradecimento do autor à própria mãe. Tendo um tom intimista e emocionado, resolvi deixar a página parecida com o layout de uma carta escrita à mão. Por isso, o título aparece pequeno logo acima do texto. Acabei seguindo o mesmo padrão em todos elementos pré e pós-textuais.


Depois, trabalhei nas aberturas de capítulo. Coloquei o título alinhado à direita e "escorado" numa linha (um dos poucos elementos gráficos q me permito usar). E procurei diferenciar de forma sutil as citações do texto normal. Colocar uma capitular ajudou a atingir esse objetivo.


Por fim, fiz sumário. Aí ñ teve segredo, foi só seguir o padrão já criado e que fornecesse a informação desejada pelo leitor de forma objetiva. Espero q quem leie o livro, goste.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home